No âmbito da homenagem a Aristides de Sousa Mendes, esteve patente, na biblioteca da escola EBI de Pereira a exposição “Aristides de Sousa Mendes – A VOZ DA CONSCIÊNCIA” com uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos do 8.ºA e 9.º B.
Esta exposição pretendeu perpetuar a memória de um homem que defendeu os valores da liberdade e dignidade do ser humano, contrariando em consciência as orientações do poder.
Assim, os alunos foram sensibilizados para os valores da solidariedade e respeito pelos direitos humanos, numa perspetiva de educação para a paz, podendo refletir sobre as possibilidades de escolha pessoal de atuação perante situações concretas de desigualdade e exclusão social.
Nesta linha de ação, aliada a esta temática e lembrando a pergunta de Aristides de Sousa Mendes, “Que mundo é este em que é preciso ser louco para fazer o que é certo?”, os alunos foram também sensibilizados para as consequências ambientais da guerra, como por exemplo: queimadas; devastação de florestas; emissão de gases nocivos; contaminação de solos e águas; proliferação de materiais tóxicos ou radioativos e fome.