
5.º Ano Explora o Futuro da Energia
DAC COLOCAM ALUNOS DO 5º ANO A REFLETIR NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
A transição energética das energias fósseis para as energias renováveis, caminho que está a ser percorrido nos países da União Europeia, é um tema atual e importante para a preservação do nosso planeta. Assim, na disciplina de Matemática decidimos pesquisar e aprofundar o tema, no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular (DAC), com o recurso à análise de gráficos e de dados estatísticos. Por sua vez, na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos debateram as vantagens e as desvantagens das energias renováveis e das não renováveis.
As energias renováveis apresentam duas vantagens muito importantes: nunca acabam e não libertam gases poluentes, que afetam a nossa saúde e que provocam o aumento do efeito de estufa e as alterações climáticas.
Entre os gráficos analisados pelos alunos, encontram-se os que se referem às fontes de produção de eletricidade em Portugal, no ano de 2024 (figura 1), e sobre a evolução da produção de eletricidade desde o ano 2016 até ao de 2025.

Figura 1
Verificámos que no ano de 2024, 80% da eletricidade produzida em Portugal teve origem em fontes renováveis (hídrica, eólica, solar, biomassa+RSU+biogás), 12,4% em fontes fósseis (gás natural) e 7,6% por bombagem.
Da energia elétrica consumida no nosso país produzimos 80% e 20% foi comprada a Espanha, que produz muita eletricidade nas centrais térmicas a carvão.
Produção de eletricidade em Portugal com fontes renováveis

Figura 2
Analisando a evolução da produção de energia elétrica nos últimos anos verificámos que em alguns anos a produção a partir das fontes renováveis foi muito inferior a 80%, principalmente nos anos secos, em que o recurso à energia hídrica é menor. O recurso à energia eólica e à biomassa+RSU+Biogás não variou de forma significativa, no entanto, o aproveitamento da energia solar foi aumentando, significativamente, principalmente a partir do ano de 2021.
Uma vez que o consumo de energia elétrica em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido ao aumento da população, ao crescimento económico, ao aumento de veículos elétricos e ao aumento das temperaturas médias que intensificam o uso de ar condicionado, consideramos que é urgente aumentar o investimento nas energias renováveis.
Os alunos concluíram que todos os cidadãos devem contribuir para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, usando mais os transportes coletivos, mais veículos elétricos, usar a bicicleta sempre que possível. Preservar o planeta Terra é da responsabilidade de todos.
5ºA – Escola Básica da Carapinheira
