
Projeto B-Link
Projeto B-Link dá voz aos alunos no combate ao bullying
Desde outubro que a turma C do 6.º ano tem estado envolvida no Projeto B-Link, desenvolvido nas aulas de Formação Pessoal e Social, com a colaboração da formadora Filipa Rebola. Esta iniciativa centra-se na prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying, procurando diminuir os fatores de risco psicossociais associados a estas problemáticas e incentivar atitudes positivas, bem como uma participação mais ativa dos alunos na construção de um ambiente escolar mais seguro.
Ao longo das várias sessões, os alunos participaram em debates e atividades que abordaram temas como o respeito pelos outros, a empatia, o uso consciente das redes sociais e formas de lidar com situações de conflito. Estes momentos permitiram a partilha de ideias e experiências, contribuindo para o desenvolvimento do espírito crítico e das competências de comunicação. Foram elaborados cartazes sobre o tema do bullying, que se encontram expostos no 1º andar da Escola Básica, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para esta problemática.
Um dos momentos mais marcantes do projeto foi a gravação de um podcast com a turma, no qual os alunos debateram e responderam a várias questões relacionadas com a temática do bullying, refletindo sobre causas, consequências e possíveis formas de prevenção. Este processo contou com a colaboração do criador de conteúdos e músico Pedro Gonçalves, cuja participação trouxe uma perspetiva próxima e motivadora para os alunos.
O Projeto B-Link tem-se revelado assim, uma experiência enriquecedora, que incentiva os alunos a assumir um papel ativo na promoção de um ambiente escolar mais respeitador, inclusivo e solidário.
A professora Ana Joaquim








