
Operação Pãezinhos Quentes
A “Operação Pãezinhos Quentes – do grão até ao pão” saiu premiada de Mortágua.
A turma do 5.º A da Escola Básica 2/3 de Arazede, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, participou no passado dia 21 na Expo Intermunicipal, realizada em Mortágua, regressando com motivos para celebrar: conquistou o 3.º lugar na categoria “Artes e Ofícios” e recebeu ainda a menção honrosa “Stand + Social”.
No âmbito do programa Imagine.Create.Succeed – O Futuro é Teu!, a turma foi desafiada a apresentar, na categoria “Artes e Ofícios”, uma arte ou ofício representativo do concelho. Assim nasceu o projeto “Operação Pãezinhos Quentes – do grão até ao pão”.
O projeto dedicou-se à descoberta e valorização da tradição do fabrico artesanal do pão, uma prática que continua bem viva na região. Com o apoio do Centro Social, Recreativo e Cultural das Faíscas, os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com esta arte milenar: amassar, deixar levedar e cozer o pão em forno de lenha.
Depois de “porem as mãos na massa”, os alunos levaram até Mortágua esta tradição tão especial, apresentando o projeto com grande entusiasmo.
A turma revelou um enorme espírito de equipa, dedicação e sentido de responsabilidade, estando todos de parabéns pelo excelente desempenho.
Agora, seguem-se novos preparativos para a próxima aventura, já que o prémio conquistado é uma visita ao SEA LIFE Porto.



